sábado, 7 de maio de 2011

As  maiores dicas desse blog:
tudo o que deve ser feito em um intercâmbio pra não se arrepender depois e aproveitar ao máximo. Ah se eu soubesse de tudo isso antes de vir...

Bom, essa semana aqui na Alemanha entrei neste tema comigo mesma e com uns dois ou três amigos e achei algo relevante de ser publicado. O que deve ser conciliado pra experiência  no exterior ser plena, proveitosa pra você e pras novas pessoas que você conhece e  principalmente,fazer a diferença! Não é só porque você está fora que tudo vai ser um milagre e você  e sua vida vão mudar! Idealização demais já está muito oldschooll né galera. TUDO deve ser feito por mercer. Tudo pode continuar praticamente igual e a viagem não passar de uma colônia de férias ( o que não é de todo ruim, mas é uma questão de valores). Mas depende de cada um pra que seja a colônia de férias e muito mais! Pra que você volte pro seu país mostrando que realmente fez a diferença aqui fora e que VAI fazer a diferença ao voltar pra casa.


Acredito que pelo menos 90 por cento dos universitários que eu conheço têm a oportunidade e não têm coragem, ou têm coragem mas não têm oportunidade de fazer um intercâmbio. Mas uma coisa é fato, todos têm a vontade, mas são pouquíssimos os que conseguem. Então se você está entre os privilegiados a terem uma oportunidade dessa e tem a audácia de largar tudo e se aventurar por um determinado período longe da sua casa, da sua família e dos seus amigos, FAÇA ISSO POR MERECER E DÊ VALOR. Faça isso pelo seu crescimento pessoal e pelas pessoas que estão acreditando em você, não só pelo nome de uma universidade no exterior no seu currículo. Tem muita gente que daria um braço pra estar no seu lugar e daria valor a cada segundo dessa oportunidade maravilhosa! 


Então vou começar uma série de posts de coisas  A SEREM FEITAS pra não se repetir o velho clichê que acontece com muita gente ao voltar pro Brasil do tipo " a aportunidade estava lá e eu deixei pra trás!"


1- Ande com estrangeiros! 
Peloramordedeus gente, brasileiro tem de penca no Brasil. Uma das coisas mais gostosas nesta experiência é explorar as novas cullturas. Fora  as comidas que você experimenta quando tem jantarezinhos com comídas típicas, as histórias de guerra que ouve da avó da sua amiga francesa, as dicas valiosas de turismo pra não turistas que moradores nativos te dão, contatos que você faz e convites que recebe pra quando você quiser viajar e ter onde ficar em vários lugares do mundo! Parece uma dica óbvia, mas conheço muito brasileiro que SÓ ANDA COM BRASILEIRO, não faz questão nenhuma de tentar uma próximidade maior ou uma amizade mais próxima com estrangeiros. 


Amigos estrangeiros (Suíça, França, Singapura, Brasil, Espanha e Polônia) e churrasquinhos!


2- Ande também com brasileiros sim!! 
Porque ninguém é de ferro! por mais que você se adapte facilmente, domine a língua e goste dos amigos gringos, a sensação de segurança e família e a oportunidade de poder contar piadas que todo mundo entende, ter uma testemunha que pensa como você pras novas descobertas e juntar a galera pra um feijãozinho com arroz e farofa (porque nenhum extrangeiro entenderia o quão mágico é comer um feijãozinho depois de seis meses sem aquela coisa linda!) é extremamente reconfortante. E você também terá vários lugares no Brasil pra visitar depois em encontros - nostalgia onde aquelas pessoas vão ser a prova viva de que tudo o que você viveu aqui foi real! Imagine voltar pro Brasil e não ter ninguém que realmente entenda quais foram as novas sensações que você teve ao morar em uma realidade toda nova? Triste e frustrante. Além de também conhecer muitas coisas novas sobre a cultura do nosso país que não conhecíamos nem estando lá dentro.


Amigos brasileiros (Manaus, Curitiba, Floripa, São Paulo)! tá, e o Bene que é alemão!





3- Ande com nativos do país que você está!! 
Motivo simples! A língua!! falarei sobre a língua na continuação da lista, mas se você anda com os brasileiros vai falar português, se anda com os outros estrangeiros vai falar inglês. E o alemão, espanhol, francês, grego, russo ou seja lá onde você estiver morando, como vai fazer pra praticar? É uma questão mais compicada de imersão e adaptação cultural e é o maior desafio! porque outros estrangeiros e brasileiros também são peixinho fora d´água, assim é mais cômodo e fácil de se enturmar, os cidadãos do seu país não. Eles já têm um ciclo social e uma rotina definidos, e aí cabe a você arriscar o approach

Minha equipe de Studioproduktion! Todos alemães!




Bom, ainda tenho muito mais toques valiosos em relação ao bom proveito de um intercâmbio. São muitas oportunidades novas e é dificil conciliar e se adaptar, porque muito deste proveito consiste em aceitações e mudanças, e não é todo mundo que está disposto a isso!Mas, acredite ou não,  esta é a melhor parte, e você  de fato percebe isso quando volta pra casa! 

2 comentários:

  1. adorei Larita....
    é isso aí, aproveitar e trocar experiências com qualquer pessoa aqui é muito relevante...parabéns pelo post, demais!!!

    ResponderExcluir
  2. essa terceira foto aí, é muito foto de capa de livro de lingua estrangeira.. Themen Aktuell

    ResponderExcluir

Colaboradores