quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coca - cola, neuromarketing,  branding e o mercado de natal.

Momento de insight no Weihnachtsmarkt 

São 3 da manhã aqui agora e amanhã às 10 eu tenho aula. Mas como promessa é dívida vou fazer meu post. A intenção do de hoje era falar sobre minha aula de screen design e colocar uns trabalhos aqui, mas deixo pra amanhã. Vou narrar um fato mais curto porém interessante pro pessoal da área de design. Aconteceu com o amigo de um amigo de um amigo meu. Mentira, aconteceu comigo e com a Carol hoje a noite no mercado de natal. He. =p

Fomos pro centro eu, a Carol, o George e o Lucas ( sim George Lucas) que são dois amigos nossos de Manaus e um amigo alemão deles que eu esqueci o nome pra ir no mercado de natal e tomar vinho quente. 

Agora pense em ambiente natalino: Europa, frio, neve, noite, luzes, coral, ruas limpas, pessoas elegantes e sorridentes, pista de patinação iluminada e uma rua larga cheia de paralelepípedos com um único Porsche vermelho estacionado. Sim, quase um sonho de natal tornado real. Quase. A coisa ficou completa quando passou um caminhão da Coca-Cola. Vermelho, grande e  iluminado, igual ao da propaganda. Ok. Você deve estar lendo e pensando " tá e daí?". Bom, pelo menos eu pensaria isso. É só um caminhão. Mas não é só um caminhão, e é aí que entra no neuro marketing. Não sei porque diabos, mas foi simultâneo: nós 4, os brasileiros, começamos a pular iguais a uns retardados no meio da rua e a gritar, "CAMINHÃO DA COCA, CAMINHÃO DA COCA!!!",  como se tivéssemos visto o próprio Papai Noel nos entregando a chave do Porsche vermelho " . E a tirar fotos. Bom, no mesmo segundo pensamos " por que diabos é tão emocionante ver um caminhão vermelho gigante escrito Coca  = cola?" e logo concluí: Não é só um caminhão.  A gente  cresce vendo todo o ano um monte de desgraça em todoos os típos de mídia que tem por aí, e aí chega todo o fim de ano e aparece aquela propaganda linda e pacífica e curiosamente instigadora de sonhos dando uma neutralizada em todo o resto,  com ursinhos polares, músiquinha mágica e caminhão grandão e ilumindado com o desenho de um papai noel sorridente  que vende sonhos. E de repende ele está ali, na sua frente, com a intenção de falar " ei, tua vida amorosa está um saco, teu salário dimniu, tua família não presta...mas eu estou aqui...com a neve e com o coral....e SIM, o sonho é real, porque simplesmente está ali no mesmo contexto imaginário da TV:com o coral, com a neve, com o momento feliz e com as luzes....








Enfim, eu acho isso fascinante. O Cérebro e a emoção.... e como eles são diariamente e constantemente afetados sem a gente conseguir racionalizar e se dar conta disso. E é aí que está a graça. Acho que um bom teste pra saber se vocÊ é mais emocional ou racional é testar sua tendência ao consumo. Com que tendência você se guia  pela vitrine, pela propaganda, pela tendência,  pelo atendimento, pelo ambiente da loja e pelo catálogo quando compra algo (mais Emoção) e até que ponto você leva mais em conta a  durabilidade, preço, custo benefício  sabor e pelo gosto pessoal (mais razão). Os dois não vale, estou falando de extremos, de escolha.

Inclusive me deu muita vontade tomar coca agora, se não tivesse -4 graus lá fora eu ia no prédio aqui do lado que tem na máquina por 1 EU!.

Quer fazer um teste de sensação? clica aqui =D http://www.youtube.com/watch?v=qzI-YSSAoGc

Um comentário:

  1. Eu achei genial a ideia que a Coca Cola teve ! Realmente .... como vc falou : "A gente cresce vendo todo o ano um monte de desgraça em todoos os típos de mídia que tem por aí, e aí chega todo o fim de ano e aparece aquela propaganda linda e pacífica e curiosamente instigadora de sonhos dando uma neutralizada em todo o resto, com ursinhos polares, músiquinha mágica e caminhão grandão e ilumindado com o desenho de um papai noel sorridente que vende sonhos. E de repende ele está ali, na sua frente, com a intenção de falar " ei, tua vida amorosa está um saco, teu salário dimniu, tua família não presta...mas eu estou aqui...com a neve e com o coral....e SIM, o sonho é real, porque simplesmente está ali no mesmo contexto imaginário da TV:com o coral, com a neve, com o momento feliz e com as luzes..."

    Eu também adorei esse novo comercial da Coca com o coral cantando ... é lindo¡

    ResponderExcluir

Colaboradores