terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gambiarraktion 

Vida de estudante, pra tudo dá-se um jeitinho



Depois de três master gambiarras européias que eu participei/presenciei essa semana , me vi obrigada a fazer um postzinho sobre.

Bom, outro país, outra culltura outro sistema. As gambiarras  do dia são todas relacionadas ao sistema lavagem e secagem de roupas! Negócio é o seguinte, tem que por a roupa na secadora, e às vezes pra economizar uma galera compra varal, algumas penduram no aquecedor (eu) e algumas secam de fato na secadora encolhedora de roupas.

Há um tempo atrás fui lavar roupa com a Carol. Funciona assim. Agente vem no meu prédio e junta as roupas coloridas e põe numa máquina que engole 1.50. Vai no prédio dela e põe as roupas brancas e a maquina engole mais 1.50. E depois mais duas máquinas de secagem de também 1.50 cada. Resumindo, ficava caro, então lá foi, gambiarra número um da idéia de gênio da favelada aqui: vamos fazer caber todas as roupas numa secagem só. Esquema: dobrar uma por uma.




Bom, funcionou. 1,50 enconomizados.

 Agora o genial foi sábado voltando da aula de After Effects. Um varal - cabide improvisation totales no ventinho no prédio do vizinho. A roupa já fica passadinha e no cabide! Só por no armário, e ainda toma um solzinho maroto. Sério, por isso tem tanto engenheiro esperto nesse país.




Gambiarra número três: tensa, nada criativa e levemente bizarra que ocorreu hoje e me inspirou o post. Cúmulo da necessidade (ou da preguiça porque tem tanque lá embaixo) Não tem tanque em casa, então como faz pra lavar pano de prato e o pano de chão? bom, a a chinesa ou a turca aqui de casa (não sei quem foi a responsável pela obra prima) arrumaram a solução: coloque os panos de prato na pia do banheiro e deixe de molho e em seguida mate de susto sua flatmate quando ela quiser ir bem tranquilinha escovar os dentes.



O pior é que eu nem fiquei brava, comecei a gargalhar....coisas que se aprende morando no exterior: ou se adapta à sociadede nova e às milhares de novas culturas que estão te rodiando sorrindo, ou não sobrevive. Ou sobrevive. Tediosa, paranóica,  emburrada e limitadamente =]

E bora dormir, que amanhã vou trabalhar até doer os cílios. =p

2 comentários:

  1. Meu Deoooooooooooooooos... como transformar uma moradia estudantil luxo na Europa em uma cortiço igual a moradia da USP... uahuahuahauauha o varal de cabide doeu no meu coração..
    E as roupas brancas com coloridas? Não mancharam?

    ResponderExcluir
  2. foi só pra secar!! aí não manhou não

    ResponderExcluir

Colaboradores