domingo, 24 de outubro de 2010

 Retirada do Visto aqui!

como foi...

Relativamente tranqüilo. Antes de tirar o visto aqui, nós temos que fazer um comprovante de residência na Alemanha, mesmo quem é europeu. Se vai ficar mais de 3 meses aqui então tem que fazer. Tendo esse documento em mãos, o comprovante financeiro (feito na embaixada alemã em São Paulo ou no consulado alemão mais próximo de você =p), o seguro saúde alemão e o comprovante de matrícula, é só preencher os formulários, agendar e ir.

Meu processo: Depois de retirar o meu comprovante de residência aqui, recebi um telefonema da universidade informando que estava tudo bem com os meus documentos e perguntando se eu estava disponível naquela hora pra ir preencher os formulários necessários. Eu disse que sim e fui. A Mss. Weiler, que é a resposável por ajudar a gente com essas coisas me auxiliou com o preenchimento, e foi tudo lindo, até que chegou lá        " período do visto" e ela falou

" bom, são seis meses né? fevereirode 2011 então"
 aí eu disse " hmmm, e se qu quiser ficar um ano ?
" na sua universidade do Brasil você fez a aplicação pra um ano ou seis meses?"
" um ano =D"
" e tem como você comprovar isso? pra te concederem um ano você tem que trazer algum documento provando que está regularizada na sua universidade pra ficar um ano;"
" tem sim, pode deixar que no dia eu levo =]"

Detalhe. Não tinha documento nenhum que provasse. O SINTER não me deu nada, só um número de protocolo pra eu validar minhas matérias quando eu voltar, mas aí enviei um e-mail pra eles pedindo, e chegou o dia do visto e nada de resposta deles, aí fui na cara e na coragem, o pior que ia acontecer era pegar só pra seis meses. Fui de carro com o diretor do departamento e fui só eu. Eles agendam um dia pra cada estudante e eu fui a primeira. Chegando lá dei os papéis pra mulher, ela me pediu a foto, e eu tinha, porque eu já tinha tirado no Brasil, mas eu estava sorrindo na foto e não podia :( e aí tivemos que ir tirar, e custou DEZESSEIS EUROS. Eu estou com a cara mais emburrada do universo na foto. Uma cara muito de "Porr*, 16 EUROS!!" Fora o custo do próprio visto que é 50 EU. Pelo menos não dá pra reclamarem que não estou séria na foto. Fora a cara de cansada, porque o povo aqui é muito ansioso com o horário e a gente foi praticamente correndo pra loja de fotografia pra voltar pra sala do visto logo. 

Passada a aventura da quase falência voltamos, e eis que vem a parte boa e linda: entregamos a foto, ela não pediu documento nenhum além dos que eu já tinha, e na hora que ela chamou de novo o visto estava prontinho e com vencimento pra outubro de 2011. =D

No fim das contas o Sinter me mandou o documento, uma semana depois que eu já estava com o visto em mãos.





Com o visto de estudante eu posso  trabalhar 90 dias período integral ou 180 dias meio período no ano.

Esse dia, como só estava eu e o diretor, conversamos muito, e tivemos uma conversa que me fez acreditar MUITO em destino. Deixo pra outro post =]!

2 comentários:

  1. fico um pouco triste de saber que vais demorar mais tempo pra voltar.. mas obviamente feliz por você por todas as oportunidades que tens pela frente, larinha.
    de qualquer forma, quando voltares (se voltares) nada mais vai ser o mesmo. e se for é porque algo tem de errado.

    enfim, continue postando. é muito bom saber o que acontece com pessoas queridas em outras partes do mundo.
    me serves de exemplo e inspiração, japinha :)
    beijo beijo!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. hahuhuhaa to rolando de rir com a sua cara 66 euros mais pobre... ahauhauhuhauhua

    ResponderExcluir

Colaboradores