sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Casa, Uni e Campus lifestyle!


DIA 10-09 e 11-09 - Parte 2

Bom nesse post vou falar sobre o que eu vi na Uni até agora. 

No final de cada post decidi colocar um "sub post" interessante: o "what is cool" ou " o que é legal" afinal eu estou na Europa, e têm detalhes aqui, que vão desde a maçaneta da porta e embalagens de comida ao estilo das pessoas e arquitetura, que diferem bastante do Brasil, e podem ser bastante inspiradores=].

Terceira nova impressão

Uni - A HdM! 

Vamos lá, ao que interessa de verdade (na teoria. O que interessa mesmo é só TUDO), o objetivo principal desse blog, o que eu de fato vim fazer aqui nessa terra de loirinhos. Hora de falar sobre a estrutura da universidade que eu vou estudar! Como eu já disse, o nome dela é Hochschule der Medien, ou Universidade de Mídia de Stuttgart. 

E Como eu vim parar aqui? 

Bom, desde que eu me entendo por gente eu tenho o sonho de viajar, viajar, viajar e viajar o máximo que eu puder. São N os motivos pra isso, mas resumindo: Acho que todo mundo gosta de supresa, e uma viagem traz sempre uma supresa. Até quando a surpresa é ruim você ainda vai tirar algo de bom dela, que é o aprendizado. Pra mim o segredo da felicidade é esse: ao invés de enxergar os problemas, enxergue as possibilidades. E é isso que eu tento fazer desde sempre. 

Então, quando eu vi (no primeiro semestre de faculdade, no momento da matrícula) que a UFSC, minha amada Universidade Federal de Santa Catarina oferecia a OPORTUNIDADE de fazer um semestre ou um ano de intercâmbio no exterior, meu olhinho ja brilhou, e eu já comecei a pesquisar tudo o que eu podia a respeito. (adjetivo que me define: fuçada).Entrei no curso de alemão por ser outra possibilidade que a UFSC me oferecia. Eu poderia ter pensado "afe, nunca vou usar essa língua na minha vida". Mas o que eu acabei pensando no fim das contas, quando precisei parar pra pensar foi: bom, já que eu já fiz aula de Alemão, por que não tentar uma universidade na Alemanha? até por que a Alemanha é a top top do desenvolvimento Europeu, e uma das tops tops na área de design.  Entrei no site do SINTER e pesquisei todos os países, até a China, e todas a grades curriculares, pra ver qual era a universidade que mais me agradava e que me daria mais chances de admissão. E TCHADAM, A HdM foi a escolhida. Entrei com a papelada na UFSC, com a papelada aqui, e deu tudo certo. Desde o primeiro e-mail eu senti uma confiança enorme no sistema deles. Todos os e-mail e todas as dúvidas respondidos prontamente e não eram aqueles e-mails automáticos. Como eu descobri (Fuçando) que na grade havia algumas poucas matérias em inglês, arrisquei.

Chegando aqui

No meu segundo dia a francesa querida que mora comigo, a Florriane, e o namorado dela, o Louic, se ofereceram pra irem apresentar a faculdade pra mim, e obviamente que eu nem pensei duas vezes e fui com eles. Pessoalmente ela (faculdade, não Florriane) tem uma estrutura muito mais interessante do que online. Mesmo sendo toda quadrada e com a arquitetura constituída basicamente por linhas retas , a HdM tem uma amplitude e uma iluminação que são extremamente aconchegantes.

Escadarias da HdM

Fotografias de Stuttgart

Julia da Estônia. Queridona

Chorei quando entrei aí. I Mac Room. Acesso livre pros estudantes. Ao lado tem uma sala de impressão que também pode ser usada para trabalhos universitários

 A universidade é dividida por regiões também: Tem a área do marketig e advertising, e ali nos corredores ficam expostos os trabalhos dos estudantes e as vagas de estágio relacionados à área. Os franceses me contaram que pro pessoal de Design de produto tem os laboratórios pra eles produzirem o que eles precisam (por exemplo: formas pra criação de garrafas de vidro ou do material que for), e todo semestre tem a Media Night pra eles promoverem pra fora as próprias criações. Quando o semestre começar com certeza vocês verão muitas fotos disso =]. A mesma divisão por áreas acontece com Audiovisuelle Media, Impresso, Design de Informação e os outros cursos. Se quiser saber os cursos que têm lá clique aqui. Abra pelo Google Chromepois este navegador possibilita a tradução da página toda. Eu recomendo a tradução pro inglês, por que pro português muito do conteúdo original é distorcido.

  Quando eu fui passando pelos corredores vi as vagas de estágio na parede, igual tem em todas a universidades por aí, MAS, PORÉMCONTUDOENTRETANTO, no muralzinho na Hdm tinha vaga de estágio pra Bosch e pra IBM =D . Humilde.  Não sei qual a dificuldade pra conseguir um estágio aqui, mas dizem que não é muito difícil, e é bem fácil pra engenheiros. Quando eu souber mais sobre o tema com certeza avisarei aqui. 

Ah! o francês namorado da francesa aqui de casa adora MPB (ele colocou garota de ipanema  samba de uma nota só pra me mostrar as que ele mais gostava ). Ele estuda advertising, e foi todo empolgado me mostrar que tem como maior inspiração criativa o Abduzeedo. Site brasileiro do queridíssimo e inteligentíssimo designer gaúcho Fábio Sasso.Legal né?


----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----

What is cool!?



Fui comprar um adaptador pra minha chapinha e já adorei a embalagem. Você não precisa pegar a caneta, chave, unha comprida, dente ou a presilha mais próxima e  estuprar o seu pacotinho. Ele simplesmente desliza, e você abre e fecha de volta.








Bis Bald, (até logo)


4 comentários:

  1. shuahsuahs.. noossaa q lgll.. uhasuhasuhaasuh nao precisa estrupar a embalagem asuhasuhasuh..
    1º mundo eh outra coisa neh..
    boa sorte gata..
    beeijos s2

    ResponderExcluir
  2. Adorei a facul! Toda modernista, deu pra ver pelas escadarias, achei lindo! E morri com a sala de Mac né...?! Meu Deus, demaissssss!!!

    Tô viciando nos seus posts...hahahaha todo dia entro pra ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Massa,massa, massa... tô lendo tudo. Manda mais! :P

    ResponderExcluir

Colaboradores