quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Welcome weeks! 

Assuntos burocráticos, aulas de alemão e os tours

As Welcome Weeks são as duas últimas semanas de setembro, que são  as semanas antes do início das aulas do Wintersemester (Semestre de inverno 4 de out a 28 de jan.). O objetivo todo da coisa é fazer a gente se sentir a vontade com a situação nova: país novo, cultura nova, tudo novo, auxiliar com a regularização da papelada ( sim eles facilitam muito, em tudo) e organizar tours por Stuttgart e pelas cidades próximas pra galera da " nova leva" de estrangeiros do semestre se entrosar e ficarem amiguinhos.  

Assuntos burocráticos! 
Vamos primeiro, à burocracia:


Não sei se é pelo fato de ser estudo universitário ou se é cultural do país, mas tudo tem funcionado bem fácilmente pra gente no quesito papelada pra resolver. Eu estou até ficando mal acostumada.  Aqui quando você quer correr atrás sozinho eles não deixam (na Uni). Agendam tudo e avisam quando é a data agendada. No Brasil temos que correr atrás de tudo, enfrentar fila enorme, tirar 800 xerox e no fim das contas alguma coisa dá errada. Além da má vontade dos funcionários. Mas acho que isso deixa a gente bem mais ligeiro com as coisas. Em Stuttgart é tudo tão organizadinho que eu ainda me sinto num parque da Disney até quando estou no centro da cidade às 6 da tarde. Inclusive, o Búlgaro disse que se irrita com isso, com tanta perfeição. Disse que emburrece o povo, já que eles têm a visão de um mundo perfeito e organizado vivendo aqui.

Mas então, o que são essas papeladas? 

Do começo:

Quando eu decidi vir, a primeira coisa que eu tive que pesquisar foi em relação ao funcionamento do visto! Se eu precisava de visto de estudante e se eu poderia trabalhar quando chegasse aqui. Precisava saber também quanto tempo demoraria pra sair o visto, já que eu recebi a carta de aceite da HdM em junho para viajar já em setembro. 

Bom, indo direto ao ponto,  provavelmente por questões comerciais entre os países, a Alemanha está bem fofa com a recepção de brasileiros, bem diferente da Inglaterra por exemplo. 

Pra saber detalhes sobre o visto de estudante universtário na Alemanha, clique aqui. Mas resumindo o que está escrito ali: Você pode entrar no país sem visto, tanto sendo turista como sendo estudante. Sendo turista você pode ficar até 3 meses sem o visto. Como estudante também. Aí dentro desses três meses, se você for estudante e for ficar mais de 3 meses, tem que providenciar a papelada.

 A primeira coisa que fizemos foi o seguro saúde. O do Brasil não vale aqui. Tem gente que faz um no Brasil como garantia, para funcionar por uma semana, ou um mês,  para o caso de , por exemplo, quebrar a perna no aeroporto. Eu não fiz, viajei sem seguro e chegando aqui já na primeira semana nos encontramos com o representante do TK (Techniker Krankenkasse) e assinamos uns papéis, mostramos o passaporte e a conta do banco alemão e pronto. Todo mês eles debitam 57 EU da conta e eu estou assegurada com direito a enfermeira caso seja necessário. Entrei sem o visto também e optei por tirar aqui, pois pelo o que eu pesquisei, no Brasil não facilitam muito as coisas (novidade né).

Segunda coisa a ser feita foi o registro na cidade que vou morar. Isso é obrigatório pra quem for ficar mais de seis meses na Alemanha. No mesmo lugar do registro de residência você faz também o Visto, mas eu ainda não fiz, eles agendam tudo aqui na universidade, então vão me informar quando for pra eu tirar o Aufenthaltserlaubnis (hihi). Com esse visto, que é o de estudante, eu posso trabalhar por 180 dias meio período ou 90 dias período integral durante o ano. 

Em relação à minha moradia aqui no campus: eu tive que assinar o contrato de moradia e o contrato de internet, foi tudo feito em um dia também. A internet é monstra de rápida, e só tivemos que comprar o cabinho de 3 EU.




Falta do que fazer na fila da internet- parte 1


Falta do que fazer na fila da internet- parte 2


Falta do que fazer na fila da internet- parte 3: do Vans pra esquerda: Brasil, Brasil, Espanha, Rep Tcheca, Hungria.


Alena (Praga), Dàvid ( Budapeste), Carol, Eu.


 Dàvid ( Budapeste), Eu, Carol, Diego (Barcelona), Alena ( Praga). ponto de ônibus.


No S- Bahn (Busão)



Aulas de alemão!
(tenso)

Pra falar das aulas tenho que falar primeiramente do Café da Manhã de recepção aos estrangeiros. A universidade organiza e é o primeiro contato de todo mundo com todo mundo. Eles pedem pra todo mundo se apresentar, ou em inglês ou em alemão. Ah sim, uma coisa é fato. Se você não fala inglês não venha, a não ser que você fale o alemão ou a língua materna do lugar que você for. Mas o inglês é a língua pra comunicação entre os estrangeiros (Inclusive com os próprios alemães, até agora só vi um taxista e um motorista de ônibus que não sabiam falar inglês, e estas foram as benditas horas de por meu alemão em prática). Neste café da manhã todos tiveram que se apresentar. Se não me engano são 62 ou 63 intercâmbistas na HdM. Tem um milhão de chineses no meio que não se misturam. O resto do pessoal já anda bastante junto, e já tem umas panelinhas formadas também, como em qualquer lugar no mundo. A maioria veio estudar Advertising  e Audiovisual. E são: uma americana, três húngaros, um búlgaro, uma tcheca, dois poloneses, dois Singapura, 4 franceses, alguns suíços, alguns suecos, um irãniano, 4 espanhóis, 2 finlandeses e uma galera do leste europeu: Uma estoniana, um eslovaco, uma ucraniana e umas meninas que eu ainda não sei se são da Rússia ou da Romênia ou metade de cada, sei que elas todas falam russo entre elas. Com certeza esqueci gente, mas os que estão sempre participando dos tours são esses. Ah sim, e duas brasileiras haha eu e a Carol. 


Uma das comidas típicas alemãs. O Bretzel.Esse com o "sorriso" branco é típico da região. Tem gosto disso aqui ó

Anfitrião e professor.

Apresentações

A primeira a se apresentar. Xini, Singapura

=D


Bolo de alguma coisa gostosa e rosquinhas delícia



As aulas de alemão começaram na quarta - feira, dia 15, dia seguinte ao café. Eu estava preparada pra entrar na turma 1, que era a turma básica. Mas chegando lá a professora disse que aquela turma era realmente  muito básica, era pra quem não sabia nada mesmo, e me mandou pra outra. A outra era ridícula hahaha. Amei a didática do cara, a aula era bem prática, mas eu devo ter entendido 15 por cento do que ele disse a aula inteira. Aí o que me aliviou era que boa parte da sala estava na mesma situação que eu se perguntando " cadê o nível intermediário?" E aí no dia seguinte já tinha uma terceira turma aberta. E foi a turma perfeita. Nós fizemos um teste de 45 questões e eu errei 4, fiquei feliz. Aí  agora ela esta dando as aulas baseadas nas maiores dificuldade encontradas nesse teste. O bom é que a turma é pequena e qualquer dúvida ela (Frau May, a professora) vai na mesa. Nesta turma estão: eu, a Carol, os 4 espanhóis, os dois finlandeses, a ucraniania, um  húngaro e o eslovaco. 


Mas vejam bem, alemão é uma língua bem facinha. Segue o exemplo hehehe.



Jungendlichenpsychotherapeutin. Juro, não é tão assustador quanto parece.


Quem tem medo de vir porque não fala a língua relaxe: os espanhóis vão estudar Advertising e todas as matérias são em alemão e o nível de alemão deles é o mesmo que o meu. E eles vão ter que aprender na marra, porque se reprovarem perdem a bolsa da Erasmus. Mas venha (ou vá sejá lá pra onde for) com o inglês afiado!

Bom por hoje é isso, esta semana ainda falo dos tours, porque é bastaaante coisa. 






---.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----

What is cool!?

Papelaria fofurezas =]

São lápis em um display criativo e bonitinho.


" Lápis e um sonho podem te levar a qualquer lugar " =]


2 comentários:

  1. Loving it! =D
    Fico feliz lendo isso aqui, incrível como vc passa segurança e o melhor: passa que vc realmente tá APROVEITANDO e curtindo cada momento, desde a burocracia mais idiota, até a aula de alemão, até as festas na universidade e tudo!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Meus dias are emptier sem seus posts...

    Não nos abandone por tanto tempo, pleaaaaaaaaase... auhahauha

    Te amo bazinha..

    ResponderExcluir

Colaboradores